domingo, 10 de junho de 2012

Leia o que Zé Dirceu escreveu sobre os acontecimentos na Quebrada.


Lamentável atuação da Polícia Militar em Foz do Iguaçu
Zé Dirceu é ex-ministro do governo Lula.


Publicado em 06-Jun-2012
Inadmissível a truculência da Polícia Militar em Foz do Iguaçu (PR) contra estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Cinco viaturas (uma da Tropa de Choque) foram acionadas em função de reclamação de morador provocada por conta de uma festa. Resultado: jovens agredidos, feridos e levados à delegacia em um clássico episódio de abuso de poder cometido por policiais.

Sábado à noite, os estudantes da UNILA promoviam uma festa de aniversário em uma das moradias da universidade. Uma denúncia de “perturbação da ordem” acionou os PMs que se dirigiram para o local. Quando chegaram, exigiram falar com o “representante da festa” para levá-lo preso.

Em entrevista ao portal Clique Foz, Jessé Rafael Neri Santos, estudante de Letras da UNILA, conta que os jovens explicaram aos policiais que “não tinha um representante e que não há hierarquia na moradia”.

Não contentes, os policiais pediram reforços e reuniram cinco viaturas – uma da Tropa de Choque! Tudo, meus caros, para resolver um problema de rotina ante 40 estudantes desarmados que participavam de uma festa.

Prova inconteste do abuso de poder


Veja o vídeo
Os policiais entraram com cassetetes em punho e não só xingaram como agrediram e espancaram os jovens. Não bastasse isso, levaram oito estudantes para a delegacia e autuaram dois por perturbação da ordem e desacato à autoridade.

Desacato à autoridade? Com que direito os policiais vão para cima dos universitários da UNILA? Veja você mesmo, leitor, a estupidez que foi a intervenção dos PMs (clique aqui para acessar o vídeo). É chocante! São imagens que nos fazem lembrar os piores anos da ditadura militar, quando os direitos civis não existiam neste país.

“Eles batiam com cassetete, davam chutes, não importava se era homem ou menina”, afirma Jessé. Um dos autuados, Leonardo S. Lopes teve duas fraturas e várias lesões no corpo. A estudante Agustina Cola, de apenas 20 anos, foi presa. Ela conta ao portal: “Eles simplesmente me jogaram na parte de trás do carro [camburão]. Em momento algum me explicaram o que estava acontecendo ou tentaram me acalmar. Eu fiquei muito assustada com tudo isso”.

A ação dos policiais, além de deixar óbvio o despreparo da polícia para lidar com a situação, revela os preconceitos presentes na corporação. O jovem venezuelano Vicente Giardina, também autuado, relata que os policias falaram mal do seu país: “Eles [os policiais] diziam que na Venezuela não tem gente, só tem animal, e questionavam o curso que eu estudo, foi uma humilhação”.

O episódio é relatado pelos próprios estudantes no blog Quebrada do Guevara.

A resposta da PM

O Comandante da PM, major Elias Ariel Sousa, afirma que a corporação trabalha com o “mínimo de efetivo nesses casos de perturbação de ordem”. Tenta justificar, afirmando que os alunos estavam “visivelmente alcoolizados” – eles estavam em uma festa, Major.

Ele pondera que “os policiais usaram arma de pressão, não para atingir os alunos, mas para dar o efeito moral e dispersar a aglomeração”. Mas a verdade é que não há justificativas para ação da PM na UNILA. Providências precisam ser tomadas. É o que espera a sociedade brasileira em tempos democráticos. Não podemos admitir tais atitudes da polícia militar, que agiu como se estivesse na ditadura militar. Preconceito, violência e abuso de poder não fazem parte do Brasil democrático que lutamos para construir.

Fonte:
http://www.zedirceu.com.br//index.php?option=com_content&task=view&id=15479&Itemid=2

3 comentários:

  1. Excelente "comentarista" os estudantes arrumaram. Zé Dirceu: exemplo de honestidade e probidade.

    ResponderExcluir
  2. Exelente comentário, sou tia do aluno Leonardo, ele esteve aquí em São Paulo com a família, ficamos todos horrorizados com os sinais de violência por todo o corpo. O que mais machuca é que a população é facilmente manipulada pela mídia, lí comentários até de baixíssimo nível de estudantes de universidades particulares. A criação da UNILA foi um dos atos de maior demostração de democracía e um exemplo para o mundo, a idéia de criar uma universidade de integração latino-americana é sensacional. ESte fato ocorrido com estes estudantes deve ser repudiado, não podemos apoiar a ação completamente insana da polícia que devería estar cuidando de bandidos, do tráfico de entorpecentes entre outros. ESpero que este fato tenha repercução internacional pois estes jovens, desta moradia são de 5 nacionalidades diferentes, todos tem família, ideais e sonhos que não podem ser aniquilados por uns poucos indivíduos que acreditam ser aquém das leis.
    Sou funcionária pública com muito orgulho e honrro a camisa da minha instituição.
    Sou delegada sindical e acredito que os dias da impunidade e injustiça social devem acabar.

    Giselle López
    São Paulo

    ResponderExcluir
  3. José Dirceu: acusado pelos crimes de FORMAÇÃO DE QUADRILHA, PECULATO E CORRUPÇÃO ATIVA. Um grande exemplo negativo de político desonesto que muito discursou contra o sistema e quando chegou lá usou seu cargo para benefício próprio, um criminoso que já deveria estar na cadeia!

    Se vcs querem respeito é melhor começar a pensar melhor nas suas referências...

    ResponderExcluir