segunda-feira, 4 de junho de 2012

Invasão de PM em moradia estudantil no Paraná

Carta enviada a alguns meios de comunicação

Olá,
Sou estudante de Antropologia na UNILA, (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) localizada na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, universidade que por meio de seus benefícios estudantis é capaz de manter jovens estudantes de países da América Latina. Porém enfrentamos um problema de integração com a comunidade local, para a maioria dos habitantes de Foz, somos estudantes sustentados pelo governo e ponto, e é onde questões de longo prazo se cruzam com medidas emergenciais. Atualmente a Unila não possuí moradia estudantil para abrigar a todos os beneficiados, então são alugados alguns quartos de hotéis para os alunos em vários pontos da cidade.
Estamos completando uma semana de greve dos professores e no dia 03/06, estávamos em cerca de 50 pessoas em volta de uma fogueira, bebendo vinho e conversando, próximo a 1:30 A.M. a policia militar invadiu uma destas moradias, a qual eu moro, não possuíam mandado para entrar, e alegaram primeiramente que receberam denuncia de barulho, som alto, o que não estava ocorrendo. Chegaram dizendo que queriam um responsável pela moradia, porém todos se mobilizaram e perguntaram o porque, depois disseram que iriam levar todo mundo para a delegacia (nestas palavras), após a correria das pessoas por causa de 3 disparos de arma de fogo pela policia e a quebra de um vidro da porta principal, os policiais prenderam e espancaram 7 estudantes, (tive informação depois que foram 8) a maioria estrangeiros, 7 homens e 1 mulher, sendo que não tinha uma policial mulher, e a mulher foi detida por homens, foi indagada se era lésbica, se era comunista. Na delegacia (militar) os estrangeiros foram ridicularizados, ameaçados de deporte.
Ao final, os sete estudantes foram indiciados e irão responder judicialmente por pertubação de sossego, e desacato a autoridade, o que não ocorreu. Temos vídeos de tudo o que ocorreu, o vídeo do sistema interno de segurança, e vários outros videos das pessoas que estavam no local.
O que acontece agora, são noticias provenientes de várias partes da imprensa (segue em anexo uma das primeiras notas que saíram, no G1), que não buscam os alunos e nem os vizinhos que foram juntos na delegacia depor a nosso favor, dizendo que não acordaram com a suposta festa, sim com os disparos e com as sirenes da policia.
Gostaria de saber, se vocês poderiam me fornecer contatos na imprensa para a circulação de uma nota a nível nacional, que dialogue com os estudantes, pois estamos diante da construção de uma das maiores universidades do país, e lutamos para que ela se torne referencia na América Latina, mas sabemos que existem pessoas em todos os níveis que estão contra a este projeto idealizado pelo presidente Lula, juntamente com o reitor Helgio Trindade. São contra por questões politicas históricas, por ser uma Universidade que potencializa a integração latino-americana, e que a cada dia que passa, em vez de se tornar algo bonito e fundamental na América Latina, se tornou referencial de marginalidade e vagabundagem.

Atenciosamente.

9 comentários:

  1. Caro estudante, não são somente os políticos que estão contra a formação da grande universidade integradora da latino America, existem também aqueles pobres de alma que fazem com que o povo não queria a UNILA como uma grande universidade. Não sou contra a unila, que fique claro, porém sou contra os alunos que fazem mal uso dos benefícios concedidos para estudar e não beber ou usar drogas até. É uma pena sim o ocorrido e como escritor político social desta cidade espero que este fato seja único, que não ocorra nunca mais obviamente e que se houve de fato a agressão, discriminação e mal tratos e até é cabível um abuso de autoridade, que os policiais sejam muito bem punidos porém é necessário dizer à vocês que só é cabível punição mediante denúncia o que quase nunca ocorre. Fica aqui um salve meu e um pedido de mais educação para com vocês estudantes não só por parte de jovens ou pessoas como eu mas também por parte dos policiais e pessoas do meio social da nata iguaçuense que só sabem criticar a unila e os caros unileiros.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, sugiro que publiquem os videos mencionados, assim a versão contada terá mais credibilidadel

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns à ação da Polícia Militar de Foz do Iguaçu! Não fez nada mais do que os iguaçuenses tanto anseiam: ACABAR COM ESSA BADERNA DESSES COMUNISTÓIDES QUE SE ACHAM ESTUDANTES! Fora baderneiros! Fora maconheiros! Vão arranjar vergonha na cara, e parar de viver à custa da sociedade ao seu redor, e como retribuição, não ter o mínimo de respeito.

    André Renato Rinaldi
    Eng. Agronômica - UNIOESTE

    ResponderExcluir
  5. Acho triste esses comentários! Por que ninguém reclama, com o mesmo entusiasmo, dos políticos corruptos!? Esses sim são custeados por nós, e saem milhões de vezes mais caro que qualquer estudante brasileiro ou extrangeiro! Acorda povo! Lutem pelo que vale a pena!

    ResponderExcluir
  6. esse pessoal da unila tem que se fude mesmo.....

    ResponderExcluir
  7. Es fácil para muchos desde la comodidad de su casa, teclear y opinar, generalizando por motivos varios. Un caso semejante bien podria ser que, al observar una institucion educativa y ver a un grupo de torcedores de un equipo de futbol dentro de ella, afirmar que todos los alumnos de esa institucion son torcedores de aquel equipo. En ese caso hasta podria afirmar que la midia seria una de las primeras en desmentir tal afirmacion por semejante aberración.
    Personalmente hago un mea culpa y encuentro que tal ves no hice las cosas muy ciertas tampoco pero, en este periodo viviendo aqui, conoci excelentes personas, tanto brasileras y otras nacionalidades, muy dedicadas, en honor de las cuales creo seria muy injusto "empaquetar".
    Es mas fácil señalar a todos que buscar responsables directos, "sensacionalizar" antes que investigar hasta donde llega la culpa de los sectores involucrados. Lo unico que se pide es ética a los que predican la ética dia a dia en las midias, siendo concientes de que tampoco este "quarto poder" es homogéneo.
    Personalmente, deposite un sueño en este proyecto y sigo creyendo.
    Lic. Ciencias da Natureza - 3er Sem.

    ResponderExcluir
  8. Paredon...ao guevara e a todos comunistas que o idolatram.... dessa faculdade sairam muitos professores doutrinadores Gramiscistas nojentos

    ResponderExcluir