quinta-feira, 7 de junho de 2012

Posicionamento da UNILA

06.06.2012
Posicionamento da UNILA
Universidade solicita apuração no caso envolvendo alunos e a Polícia Militar

Diante do ocorrido no Hotel Passaporte neste final de semana, a UNILA solicitou à Corregedoria da Polícia Militar que fosse aberto procedimento disciplinar, a fim de apurar a ação por parte de PMs na abordagem dos alunos residentes naquele estabelecimento que funciona como moradia estudantil para cerca de 60 estudantes.

Na abordagem, os policiais solicitaram aos alunos que dois representantes os acompanhassem até a delegacia. Não chegando a um consenso, iniciou-se um clima tenso entre os dois grupos, que desencadeou uma série de ações por parte dos policiais que não corresponde ao preparo que se espera na abordagem com qualquer cidadão.

Ao final, sete alunos foram detidos e levados à delegacia. Dois deles, um brasileiro e um venezuelano, foram autuados. Por parte dos estudantes, criou-se um clima de tensão e medo em função da violência sofrida. Todos os envolvidos fizeram, nessa quarta-feira (06), exame de corpo de delito.

A UNILA se sente na obrigação, enquanto instituição federal de ensino, de se posicionar veementemente contra os excessos cometidos pelos policiais militares no exercício de suas funções.

De acordo com o Comando da PM, será instaurado um Inquérito Policial Militar e o resultado será encaminhado ao Ministério Público Militar, no caso de crime militar, e ao Ministério Público Estadual, no caso de crime comum. Todo o processo deve durar cerca de 90 dias e será acompanhado de perto pela Universidade.

Infelizmente alguns órgãos de imprensa desvirtuaram informações e impuseram aos alunos da UNILA, de maneira generalizada e irresponsável, uma imagem perante a sociedade que não condiz com a realidade.

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana tem como missão contribuir para o desenvolvimento dos países latino-americanos e caribenhos, através da educação e do conhecimento compartilhado. Nos dias 4 e 5 de junho, logo após a ocorrência envolvendo alunos e PMs, a Universidade realizou o 1º Encontro de Iniciação Científica e de Extensão. Os resultados de um evento acadêmico de alta relevância, com a apresentação de trabalhos produzidos pelos alunos, ficaram à margem e deram lugar a notícias negativas.

A cidade de Foz do Iguaçu vive uma nova realidade com a chegada dos estudantes e uma oportunidade única de contato com jovens de diversos países do continente que estão envolvidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A UNILA está sensibilizada com relação aos fatos ocorridos e irá acompanhar todo o caso, a fim de buscar uma resposta condizente com os anseios de toda a comunidade universitária. 

Um comentário:

  1. Como a UNILA, nos solidarizamos aos alun@s e nos colocamos a disposição para atitudes que entenderem ser necessárias frente as autoridades e ao Secretário de Segurança (figura responsável pela política se segurança no estado).

    CEBRAPAZ-PR

    ResponderExcluir